"Escaping Robert Parker" venceu Wine&Food Films
Durante uma semana, o DFH descentralizou o cinema em palcos como o Pinhão, Favaios, Alijó, Penedono e Vidago.
Nesta terceira edição do evento, a Wine&Food Films teve a concurso cinco produções e transformou as Caves Cálem, em Vila Nova de Gaia, e a Adega Cooperativa de Favaios, em Alijó, em salas de cinema onde o odor do vinho e as pipas serviram de cenário à projecção de filmes
Nesta secção foram exibidos ainda as obras "Isola, Where Bacchus Language is Spoken", de Patricia Boillat e Elena Gugliuzza, "Corked", de Ross Clendenen e Paul Hawley, "Wine Confidencial", de William Cobban, e "Merlove", de Rudolf F. MacLain.
O documentário "Escaping Robert Parker" foi o eleito pelo júri composto por Rui Paula e Saúl Rafael, ganhando o direito de ser exibido nas salas Zon.
Com estreia mundial no DFH, esta produção conta a história de Julian, um jovem produtor de vinho que quer a todo o custo fugir do crítico Robert Parker, o mais reputado a nível mundial e cujas opiniões influenciam consumidores de todo o mundo.
O certame tem o objectivo de dirigir os holofotes para a primeira região demarcada do mundo, o Douro, que foi classificada pela UNESCO há dez anos e onde é produzido o vinho do Porto.
A proposta é juntar ao cinema a gastronomia e os vinhos da região.
O conceito do DFH foi distinguido pelo Turismo de Portugal com uma menção honrosa como Evento do Ano 2010 e único evento português finalista para Melhor Evento Cultural Ibérico 2010.
Organizado pela Turismo do Douro, o certame arrancou segunda-feira e termina domingo.